sábado, 5 de junho de 2010

Competências Gerenciais

Competências Gerenciais

As empresas brasileiras investigadas demonstram estar conscientes sobre a importância e necessidade de desenvolverem competências gerenciais. Entretanto, os processos observados ainda estão em fase de construção. Não se quer afirmar com isso, que exista um modelo final para o desenvolvimento de competência. Acredita-se na perspectiva dinâmica dessa construção que é um aspecto em comum entre o desenvolvimento de competência e a Aprendizagem Organizacional (processo).
Observa-se nessas empresas, a presença de uma tipologia específica para o tratamento de competência gerencial em cada organização investigada.
A competência gerencial está, de alguma forma, relacionada ao negócio da empresa. Ou seja, parte-se da análise das core competences para se chegar a managerial competencies. A dificuldade está na articulação do nível estratégico e operacional e não na definição dos atributos necessários para cada um desses níveis.
A competência gerencial é tratada, ainda, com base em um perfil ideal, previamente estabelecido. Observa-se que existe uma tendência a construírem-se atributos de competência ambiciosos, seja por sua abrangência, abstração e/ou diversidade (complexidade). A ênfase nessa construção é individual o que dificulta a construção de competências coletivas.
Existe uma preocupação em diminuir ou terminar com os gaps entre perfil gerencial atual e desejado. Isso é feito via avaliação de competência ou desempenho. Estas avaliações encontram-se em fase inicial de aplicação não podendo ser possível, ainda, aferir os seus resultados. Contudo, observa-se que a avaliação possui um caráter quantitativo e qualitativo e não está vinculada a nenhuma forma de recompensa monetária.

→ http://darecursoshumanos.vilabol.uol.com.br/artigo1.doc

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